quinta-feira, maio 11, 2006

O golpe do emprego

Na última segunda-feira seis pessoas foram presas acusadas de aplicar o chamado "golpe do emprego", do qual algum(a) de vocês já deve ter ouvido falar ou até mesmo sido vítima.

O golpe é bastante simples. A partir de sites de emprego como o da Catho ou outros semelhantes, os bandidos localizam uma vítima potencial, provavelmente uma pessoa desempregada, a convidam para uma entrevista em um escritório impecavelmente montado e, aproveitando-se do desespero da pessoa, oferecem-na uma vaga de emprego inexistente, com remuneração acima do mercado e ?informando? tratar-se de um cargo em uma grande empresa, localizada em algum grande centro comercial da cidade.

A única condição para a pessoa concorrer ao emprego: ela deve pagar certa quantia para realizar testes psicológicos, normalmente no valor de R$ 1000,00 a R$ 2000,00. Não preciso nem dizer o que acontece após a pessoa pagar, não? Já ouvi muitos casos de pessoas que foram chamadas para tais entrevistas e até mesmo soube de algumas que caíram no golpe. Eu mesmo já fui convidado para duas há alguns anos e na época até postei uma transcrição de uma delas no meu antigo blog, já que tal fato era um tanto quanto novo e eu mesmo nunca tinha ouvido falar no golpe. A sorte é que eu percebi a sujeira e não caí.

Para quem quiser ler ou se informar melhor, na semana que vem colocarei aqui o post antigo para todos verem, afinal, praticamente ninguém que passa por aqui freqüentava meu antigo blog. Por enquanto, vai aqui uma matéria da Folha Online sobre a prisão da quadrilha. Nesse mundo todo cuidado é pouco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário