quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Julgamentos americanos e a opinião pública

Antes de tudo quero deixar claro que não desejo transformar este post em uma discussão sobre culpa ou inocência. É claro que possuo minha opinião a respeito do assunto, mas esse tipo de discussão não é o escopo, muito menos o que motiva este post. No entanto, eu queria aproveitar que no momento o assunto está na mídia (e irá ficar ainda muito mais) para discutir uma outra coisa: a transformação do julgamento de uma pessoa e/ou crime em um show para a mídia.

Nos próximos dias, dar-se-á início ao julgamento do superastro pop, Michael Joseph Jackson e durante muito tempo este será, como vem sendo há tempos, o assunto preferido de jornalistas de todo o mundo, principalmente os sensacionalistas. Contudo, o que me preocupa não é nem mesmo o sensacionalismo em si, mas sim a forma como são conduzidos os julgamentos lá naquele país que se diz democrata, justo, igualitário, e blá, blá, blá...

É impressionante como o fato da pessoa ser ou não culpada nunca possui a menor relevância para o veredicto do julgamento nos EUA. São diversos os casos que podem ser citados, mas o que se pode averiguar em todos eles é que o veredicto final é sempre aquele que agradará mais (ou desagradará menos) a opinião pública. Selecionemos por exemplo dois julgamentos de personalidades famosas do esporte norte-americano, os de Mike Tyson e de O.J. Simpson.

Tyson, como todos devem saber, é boxeador, ex-campeão dos pesos-pesados e foi acusado e condenado pelo estupro de uma candidata ao concurso de Miss América Negra. Já O.J. Simpson é um ex-jogador de Futebol Americano, um dos maiores de todos os tempos, além de comentarista esportivo e de também fazer uns "bicos" de ator em filmes do Leslie Nielsen (se não me engano, suas participações foram em Corra que a Polícia vem aí). Simpson foi julgado e considerado inocente das acusações de assassinato de sua ex-esposa, Nicole Simpson e seu amigo Ronald Goldman, com quem ela estaria tendo um caso.

No caso de Tyson, não precisa ser muito inteligente para se imaginar qual a intenção de uma garota que vai ao quarto de um boxeador, campeão dos pesos-pesados, sozinha com ele, às duas da manhã!!! Na minha cabeça, essa história de estupro não cola meeeeesmo. Mas para os americanos colou... Era tudo o que o que a opinião pública queria, afinal, ele sempre foi considerado um "animal", violento, além de ter em sua ficha o fato de ter sido um deliqüente juvenil antes de tornar-se boxeador. Era muito mais fácil condenar Tyson a se considerar a possibilidade de que tudo que a tal candidata a Miss queria era aparecer e levar uma graninha!

E o O.J. ? Caramba, O. J. Simpson era tão inocente quanto meus pensamentos quando vejo a Angelina Jolie nos trajes da Lara Croft!!! (eu ainda vou apanhar por causa dessa comparação... hehe). Além de ter deixado pistas aos montes, Simpson ainda fugiu e participou de uma perseguição cinematográfica, com direito a filmagem ao vivo das redes de TV, que o seguiram através de um helicóptero.

No entanto, se não estou enganado, O.J. Simpson cometeu o crime em um dos estados americanos que possuí pena de morte, ou seja, se condenado ele seria provavelmente executado, fato este que gerou uma revolta por parte de grupos anti-raciais que proclamavam que a condenação de Simpson seria um ato de perseguição racial. E assim, mais uma vez para agradar a opinião pública, o resultado de um julgamento nos EUA pendeu para o lado mais interessante politicamente e não para o resultado mais justo e correto.

Portanto, devido a todo esse histórico, eu tenho muito medo do que será o julgamento de Michael Jackson. Será que os jurados irão realmente analisar se MJ é um pedófilo ou apenas um cara maluco, excêntrico e infantil do qual pessoas interesseiras procuram tirar partido para ganhar dinheiro? Ou será que eles irão tentar agradar a opinião pública e dar o veredicto que causará menos problemas? Só esperando o veredicto e as provas para se ter certeza. Porém, de uma coisa eu sei: se MJ for julgado de acordo com a opinião pública mundial, é melhor ele ir começando a se preparar para ver o sol nascer quadrado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário